Quais os perigos de dormir num colchão velho?

Dormir num colchão velho é perigoso: verdade ou mentira?

 

Verdade! Dormir num colchão velho prejudica a saúde, bem-estar e além disso a qualidade de sono.

 

O facto de passarmos um terço da nossa vida a dormir é um excelente indicativo para percebermos qual a importância do sono e de um bom colchão na nossa vida.

 

Infelizmente, a maior parte de nós, já teve noites mal dormidas, e sentiu, na manhã seguinte, as consequências deste episódio. O problema é quando as noites mal dormidas, se tornam parte integrante da rotina, pois, as consequências são ainda mais graves para a saúde.

 

Afinal, porque um colchão velho é perigoso? O colchão tem um papel primordial na qualidade do sono. Isto é, o colchão melhora a qualidade de sono, pois oferece conforto e suporte para um bom repouso.

 

O que vai encontrar ao longo deste artigo? Em primeiro lugar, vamos explicar quais os perigos de dormir num colchão velho, em segundo lugar quais os benefícios de dormir bem e ainda, em terceiro lugar, quais as vantagens de dormir num novo colchão.

 

 

5 Perigos de dormir num colchão velho:

 

   1. Dores musculares, de pescoço e de coluna 

O colchão velho, perde firmeza, o que pode resultar por exemplo em: dores musculares, de pescoço e de coluna.

 

   2. Maior probabilidade de sofrer de insónia

O desconforto de um colchão velho pode causar mais despertares noturnos.

 

   3. Maior propagação de ácaros, mofo e humidade.

Esta propagação pode resultar em problemas respiratórios e alergias.

 

   4. Prejudica o sistema imunológico

A falta de sono diminui a quantidade e a função das células responsáveis pela imunidade, e consequentemente, aumenta a probabilidade de contrair doenças infeciosas.

 

   5. Impacta a qualidade do dia

Se por um lado a falta de sono causa cansaço, sonolência e falta de energia, por outro lado, as noites bem dormidas trazem mais energia, além disso, mais vitalidade.

 

Somos especialistas de descanso e sabemos como ajudá-lo a escolher o melhor colchão para si, de acordo com as suas necessidades, preferências e anatomia.

 

 

Quais os benefícios de dormir bem?

 

É durante o sono que o organismo desempenha as suas principais funções de restauração, como por exemplo, o reparo dos tecidos musculares e celulares. Além disso, é durante o sono que se repõe a energia gasta durante o dia e que se regula o metabolismo.

 

Um sono de qualidade e pelo tempo recomendado apresenta inúmeros benefícios para a saúde em geral, como por exemplo:

 

Outros benefícios de um sono de qualidade são: diminui o risco de desenvolver doenças como diabetes e problemas cardiovasculares reduz o stress e ainda diminui a probabilidade de sofrer de acidentes rodoviários.

 

Dormir bem, é então, um hábito saudável, que determina a qualidade de vida.

 

 

Quais as vantagens em dormir num colchão novo?

 

Os colchões podem melhorar aspetos, como tais: dores musculares e alergias. Outra vantagem é que os colchões novos, ajudam a melhorar o alinhamento da coluna e promovem uma melhor qualidade de sono.

 

Obviamente, que associado a um colchão novo, também deve estar, uma boa higiene de sono antes de dormir assim como uma alimentação saudável e equilibrada, a prática de exercício físico, entre outros hábitos.

 

 

Em conclusão, afirmamos que o mais importante é que perceba os perigos de dormir num colchão velho e deformado, pois muito provavelmente, este também estará fora de validade, e como tal, apresenta séries riscos para a sua saúde em geral.

 

Acima de tudo, procure ajuda de especialistas em descanso, pois a saúde não tem preço.

 

 

Também pode gostar:

Guia: Como escolher o colchão ideal