Cores para o quarto: 5 Melhores cores para dormir bem

5 Cores para o quarto

As cores para o quarto que vão fazer diferença na hora de dormir e acordar!

 

Quer acordar feliz? Renove o seu quarto, pinte as paredes, troque a roupa de cama e a decoração. Surpreendentemente, existe uma cor ideal para o quarto, e outras tantas que podem ser a solução para os seus problemas de sono.

 

Antes de tudo, a psicologia das cores, explica que cada cor tem um significado diferente e influencia o humor e estado de espírito. As cores causam um efeito incrível tanto na decoração como na sua rotina.

 

Assim sendo, escolher as cores do quarto é muito mais importante do que apenas uma escolha estética, também tem a ver como se quer sentir no espaço. Sabemos que o quarto é um espaço pessoal e íntimo, que deve refletir a sua personalidade e onde deve sentir tranquilidade e relaxamento. Por isso mesmo deve estar decorado ao gosto de quem nele descansa, trabalha ou estuda.

 

Descubra neste artigo quais as cores mais usadas na decoração do quarto e que ajudam a dormir melhor.

 

 

5 Melhores Cores para o quarto para dormir bem:

 

1. Azul
A cor que se destaca para promover um bom sono. Uma cor fria mas que transmite aconchego, serenidade e tranquilidade, tão importantes na hora de dormir. De acordo com a cromoterapia, o azul ajuda a reduzir a frequência cardíaca e o ritmo respiratório, além de inibir a adrenalina. Por isso ajuda a descansar o corpo e a mente.

 

quarto de azul

 

Quarto Azul

 

 

2. Verde
O verde, que remete para a natureza é considerado a cor da harmonia e do equilíbro, que acalma e revigora o organismo (físico e mental). Esta cor ainda tem um efeito relaxante, refrescante e faz-nos acordar de bom humor. Segundo a cromoterapia, favorece a circulação e reduz a pressão arterial. Esta cor, ao promover o alivio do stress e tensão dos dias ajuda a lidar com as insónias e a irritação.

 

Quarto Verde

 

 

3. Branco
Para um ambiente tranquilo que combina com o relaxamento para a hora de dormir e descansar.

 

Quarto branco

 

 

4. Rosa
Um tom acolhedor, elegante e versátil, pode ser combinado com as mais variadas cores para criar um ambiente cheio de personalidade que promova o bem-estar.

 

Quarto Rosa

 

Quarto cor de rosa

 

 

5. Cinzento
Atemporal, esse tipo de cinza combinará com as evoluções da vida. Uma cor versátil que combina com vários estilos de decoração. A serenidade e tranquilidade reinam e o ambiente fica muito elegante.

Quarto Cinzento

 

 

Sofre de insónias? Veja o tom que pode ajudar neste distúrbio

Para um quarto com luz natural em abundância, Krista Schrock e David John Dick, designers da Disc, existem diversas nuances ricas que enfatizarão o aconchego, colaborando com o momento de dormir – a escuridão, de certa forma, ajuda a manter o ciclo do sono regulado.

 

Quarto Preto

 

 

Como usar estes tons no quarto?

Normalmente usam-se as cores nas paredes, no entanto pode usar na roupa de cama como lençóis e edredão, almofadas, quadros, tapetes, cortinas, mantas e outros acessórios de decoração.

 

 

O que é a psicologia das cores e a cromoterapia?

Ao longo do artigo falamos da psicologia das cores e da cromoterapia, mas o que são estes termos?

 

Psicologia das cores

A psicologia das cores é um estudo que tenta compreender o comportamento humano em relação às cores. Assim sendo, esta área da psicologia analisa e define os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, a criação de desejos e muito mais.

 

Cromoterapia

Em relação à cromoterapia, é um tipo de tratamento complementar, reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que utiliza ondas emitidas pelas cores, atuando em células do corpo e melhorando o equilíbrio entre o corpo e a mente, podendo gerar sensação de bem-estar e até aliviar sintomas de algumas doenças.
Hoje em dia tratamentos cromoterápicos bem precisos, baseados no uso de bastões de luz e banhos de imersão. No entanto, a escolha das cores em casa também tem grande influência no seu bem-estar. Usar os tons adequados no quarto é, portanto, uma forma não invasiva de lidar com as dificuldades de sono.

Em conclusão, os profissionais da área afirmam que esta terapia é capaz de aliviar o stress e a tensão, promovendo um adormecimento mais rápido e evitar que despertemos várias vezes no meio da noite.

 

 

Autor: Inês Estrela

 

Também pode gostar: 

Decoração de quarto: dicas e ideias

Não perca: Tendências de decoração de quarto em 2022

Cor do Ano 2022: Very Peri, a cor da transformação e evolução