Guia: Como escolher o colchão ideal

Como escolher o colchão

Sabe como escolher o colchão novo? Será assim tão importante ter um colchão de qualidade?

 

As boas noites de sono são essenciais para uma boa saúde e uma boa vida. Sabia que a qualidade do seu colchão é um fator essencial para que durma bem? Por isso mesmo, precisa de um bom colchão para ter boas noites de sono.

 

Neste artigo inicialmente vamos explicar a importância de ter um bom colchão, seguido de alguns fatores a ter em conta ao escolher o seu novo colchão. Por último vamos falar dos tipos de colchão que existem e das consequências que escolher um mau colchão pode ter na sua saúde.

 

 

Qual a importância de ter um bom colchão?

 

O colchão é o protagonista das suas noites e por isso mesmo deve pensar nele como um investimento e não como um gasto, pois vai passar entre 5 e 10 anos nele.

Um colchão de boa qualidade vai proporcionar-lhe mais conforto e adaptabilidade. durante o sono. Consequentemente o seu corpo vai estar mais relaxado, o que faz com que durma melhor.  Uma vez que cada pessoa tem a sua forma de dormir e precisa de ter no seu colchão características específicas, oferecemos uma vasta gama de produtos de maneira a conseguir fazer as necessidades de cada individuo.

 

De forma a ajudarmos na seleção e escolha do novo colchão, fizemos este guia para usar quando chegar a hora de trocar de colchão.

 

 

8 Fatores a ter em conta ao escolher o colchão ideal:

 

Um bom colchão não é considerado bom por todos, pois existem várias variantes, entre elas as necessidades e gostos de cada dorminhoco. É essencial que o colchão mantenha a curvatura natural da coluna. Por isso comece por listar o que procura num colchão, as suas necessidades e o que é importante para si para um bom descanso. Seguido de:

 

1. Quantas pessoas vão dormir na cama?

Dormir sozinho ou acompanhado pode fazer toda a diferença na hora de escolher o colchão, pois se dormirem duas pessoas na mesma cama terão que encontrar um colchão que se adeque às necessidades, gostos e, primordialmente, a forma  de dormir de ambos. Ao dormirem duas pessoas juntas poderá ser essencial escolher um colchão que absorva e isole os movimentos enquanto dormem para não se acordarem.

 

 

2. Analise as suas necessidades

Acorda com dores de corpo ou pescoço? Tem alergias? Acorda sem energia? O colchão está a ficar deformado e muito sujo? Se respondeu que sim a pelo menos 2 destas perguntas, está, sem dúvida, na hora de trocar de colchão. A sua saúde vai agradecer.

 

 

3. Relação peso/ altura

Acompanhados ou sozinhos, é preciso ter em atenção à estatura, peso e altura de quem dorme no colchão. O peso do corpo deve ficar distribuído de forma uniforme para não provocar desconfortos. Por isso, se partilha cama precisa ter atenção extra à estatura das duas pessoas, caso tenham fisionomias semelhantes podem usar o mesmo colchão, caso as diferenças sejam muito notórias, devem procurar dois colchões que se adequem ao peso de cada um, acrescentando um topper para não se notar a separação os colchões.

 

 

4. Garantia

Tenha a certeza de que o colchão que compra tem um período alargado de garantia. Isto porque, sendo um produto que terá bastante uso, aproximadamente 8h diárias durante 5 a 10 anos os materiais deverão ser de boa qualidade e duráveis.

 

 

5. Experimente antes de comprar

Apesar de já poder saber o tipo de colchão que pretende ou porque alguém aconselhou ou porque viu alguém que gostou muito de um modelo, esse pode não ser o mais adequado a si e às suas necessidades. Vá a uma loja de colchões e experimente, deite-se na posição em que costuma dormir, mexa-se, deite-se de costas, de lado, role e verifique se se sente confortável em todas estas posições e movimentos. Aconselhamos que tenha especial atenção ao espaçamento entre a zona lombar e o colchão, isso será um indicativo de se a firmeza é a adequada a si. Se o espaço for muito grande significa que o colchão é muito firme, se não houver espaço nenhum ou até curvar para dentro, significa que é demasiado suave.

 

Se precisar contacte-nos no formulário ou no chat para lhe indicarmos os nossos parceiros.

 

 

6. Troque de colchão +/- de 8 em 8 anos

Pode ser uma tentação manter o colchão por toda a vida, mas está a cometer um erro ao fazer isso. O colchão, uma vez que é um produto onde passa muito tempo, acumula muita sujidade, bactérias, fungos e pós, o que poderá trazer consequências para a sua saúde respiratória.

Para além de que com o passar do tempo o colchão ganha deformações, os materiais vão perdendo a qualidade e a sustentação do corpo pode piorar.

 

 

7. Tipos de colchão:

Para quem tem um peso mais elevado, problemas de costas ou para quem dorme de costas.

 

Para crianças, adolescentes ou pessoas com estatura pequena e peso baixo, pois caso contrário vai afundar e manter a coluna numa postura errada, que poderá causar dores e desconfortos ao dormir e durante o dia.  Caso durma de barriga para baixo também poderá ser a melhor escolha.

 

Para aqueles que não gostam de afundar no colchão mas também não gostam de elevada firmeza. Se dorme de lado ou de barriga para baixo também pode ser indicado escolher um colchão de firmeza intermédia, para responder às diferentes pressões exercidas de forma a manter a coluna na posição correta.

 

 

8. Materiais dos colchões:

Existem vários tipos de colchões, desde molas a espuma. Os de molas tendem a ser mais firmes e os de espuma e látex mais suaves. Vamos ver um a um dos mais comuns para não ficar com dúvidas em qual escolher.

 

Os colchões de molas ensacadas são uma excelente escolha porque permitem uma boa ventilação do colchão, as molas ensacadas aliviam os pontos de pressão e respondem de forma independente aos movimentos, não repercutindo por todo o colchão e incomodando quem possa estar na cama.

 

O conhecido colchão tradicional, onde são usadas molas bonnel. Normalmente este tipo de colchões é mais firme e conta com uma camada de espuma para dar conforto.

 

Os colchões de látex têm inúmeras vantagens para a saúde, desde terem várias zonas de conforto a serem um material super elástico que se adapta instantaneamente aos movimentos. Este material, devido às suas características é uma ótima escolha para quem tem/ pretende uma cama articulada e também para quem tem problemas de respiração.

 

A espuma viscoelástica é conhecida por ser um material de memória, isto é, adapta-se às pressões exercidas. Normalmente os colchões de molas ou de espuma contêm uma camada deste material para acrescentar conforto.

 

Os colchões de espuma permitem uma boa adaptação ao corpo e um excelente conforto. Muitos deles podem ser usados em camas articuladas devido à sua elasticidade. Tendem a ser mais baratos e quentes.

 

Descubra a nossa gama de colchões aqui.

Se procura um colchão sustentável e qualidade de luxo descubra a gama Primacy Sleep aqui.

 

 

Consequências da compra de um mau colchão:

 

Físicas:

Ter um mau colchão pode provocar dores de corpo tais como dores musculares, dores na coluna, nas costas e no pescoço. Tenha a certeza que ao escolher o seu novo colchão este não promove nenhum deste tipo de desconfortos.

 

Emocionais:

Muitas vezes encontramo-nos irritados, instáveis, com falta de concentração e baixa produtividade e não encontramos os motivos para estarmos assim. Dormir num colchão fraco e de má qualidade pode reduzir a qualidade do seu sono o que faz com que não reponha as energias e na manhã seguinte encontra-se com estes sintomas devido à falta de um repouso regenerador.

 

Doenças:

Algumas das doenças do sono como as insónias e sonolência excessiva durante o dia podem ser promovidas devido ao facto de o colchão não ser bom. Isto porque ao ter um colchão que não é adaptado às suas necessidades vai provocar despertares noturnos e desconfortos que começam por despoletar insónias e no dia seguinte uma sonolência excessiva.

 

 

Concluindo, na hora de escolher escolha o que melhor se adapta a si, às suas necessidades e aos seus gostos. Pois vai passar, em média, 8h por dia durante 8 anos que dá um total de 23 360h ou 973 dias a dormir no colchão.

 

Autor: Inês Estrela

 

Também pode gostar:

Quais os perigos de dormir num colchão velho?

A Escolha Acertada em 2022 pela Deco Proteste